Perfeição

1ª Série de Estudos
Graus Inefáveis Lojas de Perfeição 

Graus 04 ao 14 

     As Lojas de Perfeição são as oficinas de recepção aos altos Graus da maçonaria e continuação da evolução do Mestre dentro da Maçonaria, é nesta série que se adquire os conhecimentos necessários para desenvolver através dos estudos filosóficos a história e o simbolismo do R∴E∴A∴A∴

 Não há como se tornar um Mestre Perfeito, sem ingressar numa Loja de Perfeição, não há como atingir a plenitude Maçônica sem caminhar na Senda dos Graus Filosóficos, onde a Loja de Perfeição se caracteriza como a porta de entrada, ou se preferirmos, seu degrau inicial.

     Em verdade, todos os Graus da maçonaria têm sua filosofia, e isso começa já no Grau de aprendiz, ainda na Loja Simbólica.

     O termo Graus Filosóficos acabou se tornando, por uso e costume, utilizado para diferenciar os Graus Superiores da maçonaria em relação aos chamados Graus Simbólicos (1 ao 3).

     Os Graus Superiores dividem-se em 4 Séries: Série dos Graus Inefáveis Lojas de Perfeição (4 ao 14), Série dos Graus Capitulares Rosa-Cruz (15 ao 18), Série dos Graus Filosóficos Kadosch (19 ao 30) e, por fim, a Série dos Graus Administrativos (31 ao 33).

     A maçonaria, especialmente o R∴E∴A∴A∴, possui um vasto sistema de aprendizagem que não se resume apenas aos três Graus Simbólicos. Para ter acesso a todo o cabedal de conhecimento que a maçonaria proporciona é necessário que o maçom conclua os 33 Graus do Rito Escocês Antigo e Aceito.

     O Requisito para ser aceito em uma Loja de Perfeição, dentre outros é: Ter sido exaltado há 6 meses e ter recebido todas as instruções do Grau. Estar em situação regular perante a Potência Simbólica e a respectiva Loja.

Graus Inefáveis ou de Perfeição

     Assim são denominados os Graus compreendidos entre o 4 e o 14 e são concedidos pelas Lojas de Perfeição. A denominação "Inefável" significa que não se pode nomear ou descrever em razão de sua natureza, força, beleza, não se pode exprimir por palavras, e este conceito está intimamente ligado aos Graus estudados nesta Série de conhecimento.

     Também se fazem referência, nesta Série, a lenda do Grau 3, sendo esta reaberta, ampliada e rediscutida.

     Nesta Série de Conhecimento encontramos Graus Lendários, Bíblicos, Judaicos e Cavalheirescos.

 

<- Corpos Filosóficos   |   Capítulo Rosa Cruz ->